Evento acontece dia 09 de setembro no Allianz Parque, obra icônica da construção metálica. Encontro terá seminário com 5 painéis sobre tendências do mercado e feira com 30 expositores entre as principais empresas do Brasil
Pela segunda vez consecutiva, a Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira, organiza e promove o Construmetal, maior encontro do setor da construção em aço da América Latina. O Allianz Parque, obra icônica cuja cobertura é construída em aço, irá sediar novamente o evento, que acontece dia 09 de setembro, das 8h às 21h. A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), realizadora do encontro, espera reunir um público de 600 pessoas.
Com o tema central “Inovar, Conectar e Sustentar: o Futuro da Construção Metálica”, o 10º congresso do Construmetal terá seis painéis e 35 palestrantes, que irão apresentar e discutir as principais tendências do setor. Além do congresso, haverá uma feira com quase 30 expositores e um espaço dedicado a apresentação de trabalhos tecno científicos do setor da construção metálica.
Este ano, o Construmetal 2025 conseguiu um feito inédito: o patrocínio das cinco principais siderúrgicas da América Latina. As empresas Arcelor Mittal, Gerdau, Usiminas, Vallourec e a mexicana Simec, já anunciaram seu apoio financeiro ao evento
O evento é voltado aos profissionais de empresas que atuam em infraestrutura, construção civil, estruturas metálicas, engenheiros, arquitetos, acadêmicos e estudantes da área.
Fernando Ruas, CEO da Francal, conta que a empresa passou a atuar no ramo da construção industrializada a partir do Construmetal, em 2023. “O sucesso foi tanto que, no ano passado, realizamos um encontro ainda maior, o Modern Construction Show (MCS), evento que englobou toda a cadeia de sistemas construtivos industrializados”, diz ele. Com resultados altamente positivos, a Francal decidiu repetir a dobradinha bianualmente. “Teremos o Construmetal este ano e o Modern Construction Show em 2026”, anuncia.
Para o CEO, a construção industrializada representa o futuro da construção civil no Brasil. Pesquisa encomendada pela Francal Feiras e realizada pela FGV Ibre no ano passado apontou que 64,5% das empresas já fazem uso de sistemas industrializados em pelo menos parte de suas obras. Dentre elas, 38% acreditam que o uso dos sistemas industrializados aumentaria no curso de 12 meses posteriores à pesquisa. “Este é um mercado promissor que só tende a crescer. E estamos investindo para crescer junto com o segmento”, afirma Ruas.
Horário Steinmann, presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), afirma que o propósito da Construmetal 2025 é impulsionar o setor da construção metálica rumo ao futuro, reunindo os maiores players do mercado para debater inovação, sustentabilidade e competitividade. “O evento oferece uma oportunidade estratégica para que as empresas fortaleçam sua presença e se tornem mais competitivas, promovendo suas soluções tecnológicas e práticas sustentáveis”, explica o presidente da ABCEM. “Nosso objetivo é posicionar o setor como protagonista, facilitando negócios e parcerias que agreguem valor e impulsionem a economia.”
Ulysses Nunes, diretor executivo da ABCEM, conta que empresas e entidades se prepararam para anunciar novidades ao público do Construmetal. “A diretora do Senai SP, que será uma das nossas palestrantes, vai anunciar cinco novos cursos para o setor da construção metálica. E o representante da Trimble apresentará um novo software para gestão de produção de estruturas metálicas. Estes são só alguns exemplos do que teremos no congresso”, diz Ulysses Nunes.
Além de patrocinarem o evento, Arcelor Mittal e Gerdau também terão representantes das empresas no congresso. A gerente de Transformação Digital da Arcelor participará do painel “Novas Tecnologias Aplicadas à Cadeia Produtiva da Construção em Aço e falará sobre o tema “O Futuro da Transformação Digital: O Sucesso de Ecossistemas Colaborativos na Indústria do Aço”. E a gerente de Marketing, Inovação e Business Development da Gerdau, estará no painel “A Viabilidade Econômica da Estrutura Metálica: Quando construir em aço”.
Transmissão de energia
Um dos painéis irá discutir a modernização do setor de transmissão de energia elétrica no país. As torres de transmissão de energia elétrica são feitas de aço e, após 4 mega leilões de energia que ocorreram até o ano passado, o holofote do setor de construção metálica se volta agora para a modernização (reforma, reforço e ampliação) da rede de transmissão já existente no Brasil. Estarão presentes neste painel representantes das entidades reguladoras Aneel e ONS, das empresas Eletrobras e Copel, além de entidades do setor de energia e da construção metálica.
Óleo e Gás
Outro painel de destaque irá discutir quais as perspectivas e os desafios da construção pesada em aço no setor da mineração, óleo e gás e infraestrutura (pontes, viadutos, estradas, túneis) para os próximos anos. Para falar sobre o tema, o Construmetal convidou representantes da Vale S.A, da Petrobras e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Marcos Monteiro.
Formas de financiamento do setor
O sexto e último painel do dia será dedicado às políticas públicas e de financiamento ao setor. Estão previstas as presenças de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) do Governo Federal e do BNDES.
Mercado da Construção Metálica
De acordo com os números da Pesquisa Industrial Anual (PIA) – Produto, do IBGE, divulgada este ano, e que traz números consolidados do setor até 2023, houve um crescimento de produção e de faturamento do mercado da construção metálica a partir de 2019.
“Entre 2019 e 2023, tivemos um crescimento médio de produção de 18,3% ao ano, atingindo 1.683 mil toneladas em 2023 só em estruturas em aço”, comenta Horácio Steinmann, presidente da ABCEM. Segundo ele, este montante chega a 2.614 mil toneladas se considerarmos também a produção de telhas em aço. Este total representa 10% do consumo aparente de aço no Brasil.
Em relação ao faturamento do setor, a pesquisa PIA – Produto, do IBGE, mostra um crescimento da receita líquida de venda de estruturas em aço a partir de 2021. “As vendas foram, em média, de R$ 11 bilhões ao ano em 2021, 2022 e 2023”, analisa o presidente da ABCEM. Segundo ele, o mercado da construção metálica está em alta e com tendência de crescimento. É bem provável que os números de 2024 e deste ano superem os de 2023”, afirma Horácio Steinmann.
Serviço:
O que: Construmetal 2025,
Data: 09 de setembro
Horário: das 8h às 21h
Onde: Allianz Parque, 6º andar (entrada somente pelo estacionamento)
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 1705 e R. Palestra Itália, 200 - Água Branca, São Paulo
https://congressoconstrumetal.com.br |
|
|
|