|
|
|
|
28/04/2025 Entrevista com Nailson Gomes, da Febracis |
|
Por: Gustavo Albuquerque
Confira a entevista com Nailson Gomes sobre o evento Método CIS
Feiras do Brasil: A Nailson, conta pra gente o que é o Método CIS esse evento gigante aqui.
Nailson Gomes - "Cara, o Método CIS é o maior treinamento de inteligência emocional do mundo hoje. Por que eu falo isso? Porque o Paulo, ele conseguiu identificar nas pessoas uma dificuldade que elas têm e pegou isso e transformou num treinamento onde elas pudessem entender as suas emoções. Só que muita gente, quando para pra entender o que é o Método CIS acha que é só mais um coach tentando ensinar como viver a vida. Só que o Método CIS ele é baseado em três pilares principais, que é a crença, as memórias e os traumas.
E como esses três pilares interferem nos outros 11 pilares que determinam como a nossa vida vai fluir. Então imagina como uma roda, por exemplo. Pra roda ela girar, ela tem que estar com todos os eixos alinhados pra ela poder seguir.
Então durante o Método CIS o Paulo, ele vai identificar quais pilares eles estão desalinhados que não estão fazendo a sua vida desenvolver. Seja na área religiosa, no comportamento entre pai e filho, área familiar, área profissional, no seu desenvolvimento como pessoa, a área emocional. A gente fala que é um treinamento de inteligência emocional, porque ele engloba muitas emoções.
Mas ele vai lidar com os 11 pilares principais que determinam como a nossa vida vai fluir. Então quando as pessoas vêm fazer o treinamento, elas saem daqui identificando quais são as áreas da vida delas que elas têm dificuldade e muitas vezes a gente acaba não sabendo quais são essas áreas, porque no nosso desenvolvimento como pessoa, a gente começa a se tornar adulto ali naquela fase. Saiu da adolescência, vai virar adulto e a gente vai lançando sempre aquela frase.
Eu não tenho tempo, eu não posso fazer isso, eu tenho que trabalhar, eu tenho que pagar a conta. E isso vai ficando na nossa memória, lá no nosso subconsciente e vai ficando pra trás. Só que a gente não sabe o peso que isso tem na nossa vida.
Porque quando você está na fase adulta, seja num casamento que você vai ter, ou seja numa decisão que você vai tomar, você não pode saber a resposta naquele momento. Mas acontece que os traumas que você teve na infância, as memórias que você girou na infância e a crença que você foi construindo no seu desenvolvimento, faz com que você no futuro não consiga tomar uma decisão simples, como dizer um sim em um casamento, por exemplo. Interessante."
Feiras do Brasil: Em relação ao Método CIS, já foram várias edições, né? Conta um pouco sobre a evolução de números de edições e cidades que recebem o evento.
Nailson Gomes - "Hoje, a gente está espalhado por todo o Brasil e fora do Brasil. Mas o Método CIS começou lá em 1998, quando o Paulo não tinha nada, ele tinha passado por uma situação bem difícil. Tanto que ele conta nos treinamentos que ele sofreu um acidente e ele teve um insight, onde ele disse assim, cara, Deus me deu uma nova chance de mudar a minha vida.
A partir disso, ele estava passando por uma crise financeira e todo o dinheiro que ele tinha, ele comprou livros de mentoria, de formação, de mudança de mente, ele comprou tudo isso e começou a estudar. E ele conta que o primeiro treinamento que ele deu foi na Carina Coragem, pra uma joalheria que tem em Fortaleza, que eles... é de lá, surgiu lá. E ele falou pro cara, eu treino a sua equipe.
Só que o cara não confiou muito. Ele pediu só uma oportunidade. A partir daí foi o start que ele começou.
Ele começou com pouquíssimas pessoas. E hoje a gente já está na edição 243 e já tem, até o final do ano, algumas edições já programadas. Então hoje o Método CIS já mudou a vida de mais de 2 milhões de pessoas.
E tem impactado muita gente. Hoje a Febrecís, que é a empresa do Paulo e da Camila, ela já tem sede na maioria dos estados brasileiros. A gente também já tem sede nos Estados Unidos, em Orlando e em Bosto.
Nós temos na África, em Uganda, e temos uma unidade na Espanha também, em Portugal. Interessante. Em relação a números dessa edição, eu tô vendo aqui o auditório lotado."
Feiras do Brasil: Vimos muita gente, vários sotaques, muita gente de mala. Você já tem um número fechado?
Nailson Gomes - "Normalmente, cada edição que a gente faz, a gente faz uma métrica entre 7 mil e 5 mil pessoas. Então a gente teve, pelo menos aqui, 5 mil pessoas presencialmente.
Só que muita gente não sabe que, para quem não consegue vir presencialmente, a gente faz a transmissão ao vivo do Método CIS para todas as nossas unidades febrecís espalhadas no Brasil e fora do Brasil. Então imagina que espalhado hoje no mundo tem 90 polos. Cada polo desse com uma média de 300 a 400 pessoas acompanhando o treinamento de dentro das nossas unidades.
Então, no total, a gente contabiliza pelo menos umas 60 mil pessoas."
Feiras do Brasil: Muito interessante. E o principal, o que vai ser o principal insight dessa edição que você tá vendo aí?
Nailson Gomes - "Cara, cada edição a gente sai daqui impactado.
Olha que curioso. Quando a gente fala de treinamento de inteligência emocional e a gente vem para o primeiro treinamento, a gente sai daqui com a convicção que a gente já resolveu todos os nossos problemas. Mas eu tenho que te contar que eu tenho clientes que já estão fazendo a 15ª edição do Método CIS, porque a cada edição eles vão lidando com um problema novo.
Por isso que a gente fala que o start da sua jornada na Febracis é o Método CIS, porque a partir disso você começa a entender quais são os seus problemas, como você vai sair daqui desenvolvendo eles e começar a sua jornada. Então, para cada pessoa vai ser um insight diferente. Por exemplo, minha experiência pessoal.
O meu insight na minha vez que eu fiz o Método CIS foi eu voltar a ter um relacionamento com meu pai, que eu já não tinha quase 10 anos. E hoje eu tenho um relacionamento com meu pai onde eu ligo para ele todos os dias a gente troca mensagem todos os dias, assim como tem para outras pessoas que a gente já tem muitos relatos de pessoas que escrevem cartas como um último sinal de vida, explicando que depois do Método CIS, se não funcionar para eles, eles vão tirar a própria vida. E é lindo você ver as pessoas dentro do Método CIS afirmando que não vão mais tirar a vida, que vão começar a criar mais objetivo, ter uma jornada dentro da Febracis e a gente faz um acompanhamento dessas pessoas.
Então, cada pessoa que participa do Método CIS, ele vai ter um insight diferente. E cada dinâmica que o Paulo, que a Camila, que o doutor Davi, que a Júlia emprega dentro do treinamento, ele tem um impacto positivo em cada uma pessoa, só que de uma forma diferente. Então ele varia.
Então se você me perguntar assim, qual seria o insight principal? Não existe um insight principal. Existe a mudança que acontece de forma diferente em cada indivíduo. Por isso que você viu muitos sotaques, muitas pessoas de mala, porque as pessoas, elas querem estar aqui.
Quando elas decidem vir fazer o treinamento, abrir a cabeça, vir de corpo e alma, elas saem daqui motivadas, com objetivos traçados e com a certeza de que a vida delas vai mudar. E uma mensagem final? Uma mensagem final que todo mundo que puder fazer o Método CIS faça. É extraordinário.
A gente não usa a frase extraordinário de uma maneira vulgar. É porque é extraordinário mesmo. E muita gente pode falar assim, não, é muito caro, é inacessível.
É acessível. Hoje o Paulo libera o Método CIS para os detentos, para servidores públicos, de graça. Só que a gente entende também que se a gente liberar para todo mundo, eles não vão valorizar.
É aquele velho ditado, aquilo que é de graça não é valorizado. Então quem puder fazer, faça. Eu vou até citar um exemplo.
A Marinete foi uma empregada doméstica e ganhou do patrão dela para ela assistir em um dos nossos polos. Ela ficou tão impactada com a história do Método CIS que ela fez lá, que ela fez. Na próxima vez que vier para Belo Horizonte, eu vou fazer presencial.
A Marinete, ela pegou uma garrafa, colocou uma folhinha escrita, Método CIS. E todo o dinheiro que ela juntava, ela colocava lá. E quando a edição do Método CIS aconteceu em Belo Horizonte, ela foi e fez a inscrição dela e fez presencial.
O Paulo viu a história dela e chamou ela na frente do palco. Hoje a Marinette é a prova viva de que quando a gente quer mudar, quando a gente quer criar novos objetivos, se a gente colocar um pouquinho de atenção, um pouquinho de força de vontade, a gente consegue."
https://metodocis.com" |
|
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|