Por: Gustavo Albuquerque
Estivemos no Distrito Anhembi para conferir a edição 2025 do tradicional Fórum E-Commerce Brasil.
Conversamos com o CEO do E-Commerce Brasil, Bruno Pati, organizador do evento.
Confira a entrevista
Feiras do Brasil: Bruno, conta pra gente o que é o Fórum E-Commerce Brasil, esse evento tão tradicional e líder de mercado.
Bruno Pati - "O Fórum é o maior evento de e-commerce do mundo. E isso é algo que a gente não se cansa de repetir, porque é um orgulho imenso que a gente tem.
Um evento brasileiro ter essa representatividade e essa relevância. O Brasil, o mercado de e-commerce brasileiro, tem aí uma projeção maravilhosa de crescimento nos próximos anos.
Até 2027, projeção da gente estar entre os oito maiores mercados do mundo, que é muito considerável quando a gente fala de China, Estados Unidos, Índia, Reino Unido.
Então, o mercado brasileiro é um mercado muito maduro, né? Então, tem uma maturidade digital de empresas e profissionais muito boa, mas é um mercado que tem uma penetração hoje do digital no varejo, varia um pouquinho. Tem gente que fala em 12% a 15%, ainda tem uma zona cinzenta de plataformas de redes sociais, plataformas de marketplace que a gente não consegue metrificar, mas que é um mercado que hoje já tem um tamanho de 350, 360 bilhões de reais. É um dos poucos setores da economia que já, pós pandemia, cresce anualmente dois dígitos.
Então, isso é fantástico. E o fórum, sendo o principal encontro do mercado, a gente que está aqui vê o sucesso que a gente, felizmente, tem tido nesses dois primeiros dias, é um reflexo de como o mercado se comporta. Quando a gente olha os números de Natal do ano passado, 20% acima, a gente vê Dia dos Namorados, Dia das Mães, uma projeção boa pro Dia dos Pais, e você tem a Black Friday, que virou o Novo Natal, que é o momento mais importante pro setor de comércio eletrônico.
Então, o evento, como reflexo, espelho disso, esse ano a gente teve gratas surpresas. Nós estávamos esperando números de eventos, 300 expositores, fechamos em 330 visitantes. O ano passado tivemos 28 mil inscritos.
Esse ano nós já batemos 37 mil inscritos. É um crescimento realmente exponencial. Isso se deve muito ao nosso posicionamento, um trabalho muito forte de comunicação e marketing, mostrando que o que acontece aqui é cross-mercado.
Então, o fórum não é mais, ele não pode ser considerado um evento de nicho. O digital permeia todos os mercados, e isso aqui acompanha todo esse movimento. E a gente sabe que o fato, o e-commerce, em geral, ele sempre está, é o primeiro passo, sempre está no front side.
A gente fala assim, na decisão de negócios, de marketing, de divulgação, de inovação. "
Feiras do Brasil: O que está vindo de novo, que está sendo discutido esse ano aqui no fórum?
Bruno Pati - "Obviamente eu não poderia deixar de dizer inteligência artificial. Acho que isso é um tema aqui muito forte em todas as plenárias.
Aqui a gente divide nas quatro plenárias principais. Marketing e vendas, gestão e operação, marketplace, tecnologia e inovação. Essas são as grandes plenárias.
E aí a gente tem diversos palcos com temas mais específicos, como Web3, como um próprio palco falando especificamente sobre IA, uma área de startups, uma arena que a gente trouxe esse ano com vários assuntos interessantes, importantes. A arena, nesses três dias, vai falar muito sobre essa economia de creators, de influenciadores, que o mercado olha hoje, não é uma coisa mais futura, já está acontecendo no ano presente, como grandes veículos. Os influenciadores estão se tornando grandes veículos de comunicação, de trabalho de marca e posicionamento.
Então tudo isso acontece aqui dentro de uma mistura muito legal. Então a gente tem aqui um peso muito forte de varejo, cerca de 75% do público é varejo, e a gente tem algo em torno de 12% a 15% que é indústria, e aí a gente tem serviço. Então, como eu te falei, acho que esse crescimento do número de visitantes, ele vem, não é mais um evento só de nichar, é um evento só de e-commerce, quem trabalha com e-commerce, quem está na operação digital.
Eu, pessoalmente, acredito que é um evento que todo mundo que trabalha com marketing, por exemplo, deveria estar aqui. É um lugar onde vai te provocar, vai te mostrar, não só nos conteúdos, as tendências, algumas coisas que já estão acontecendo, os conteúdos das plenárias principais têm um teor técnico muito forte. Então você se aprofunda aqui, ele é um evento de educação executiva.
E os salões de negócios estão presentes, as principais soluções de mercado para cada uma das etapas, e depende também da maturidade digital que o teu negócio estiver. Então mesmo um MPE, por exemplo, aqui a gente tem um Sebrae muito forte, esse ano é uma parceria conosco muito forte, nós trouxemos uma coisa inédita para cá, fechamos um projeto em parceria com a Apex, e pela primeira vez está acontecendo aqui, e com muito resultado, uma rodada de negócio internacional. A Apex trouxe, vão ser 29 compradores ao total, são mais de 200 reuniões que vão acontecer hoje e amanhã, hoje são produtos brasileiros, e amanhã a gente vai ter uma rodada maravilhosa que é uma rodada de soluções, então assim, os patrocinadores que participam do fórum têm oportunidade de ter rodadas de negócios internacionais com compradores internacionais.
Então é o fórum sendo uma plataforma de exportação de solução e tecnologia brasileira, o que nos deixa animadíssimos. Aqui eu vi vários sotaques, não só aqui do Brasil como de fora, números de visitantes internacionais, e provavelmente deve ter um mix de todos os Estados representados aqui no evento. Ah sim, o Brasil e a América do Sul em peso, a América Latina a gente recebeu, inclusive jantamos com alguns empresários mexicanos, por exemplo, e os palestrantes vêm do mundo inteiro, a gente tem palestrantes do mundo inteiro aqui, e como visitante, se não me falha a memória, a gente tem a presença de mais de 20 países presentes no evento, visitando o evento."
Feiras do Brasil: O fórum sempre foi um precursor de mudanças, até no mercado de feiras e eventos, questão de cenografia, de conteúdo. Qual que foi o desafio, quantos meses de suor e lágrimas para entregar esse evento aqui?
Bruno Pati - "Putz, 12 meses. A gente não para, na verdade, porque a edição está acontecendo, mas três meses, praticamente três meses antes da edição vigente acontecer, a gente já está desenhando a próxima.
Então, se intensifica, obviamente, muito o projeto, são seis a oito meses, com muita intensidade, e aí quando chega a 90 dias do evento, é aquele momento que você tem que trazer a resiliência lá do fundo, assim, para conseguir entregar, porque realmente essa consistência de crescimento, né, como eu tinha comentado contigo, Transamérica, quando a gente veio para o A&B, foi um salto maravilhoso, para a gente, é quase como uma criança com uma folha em branco, né, de vir para cá e desenhar de novo e redesenhar.
Isso tem um que é muito legal, que é, você quando desenha um evento, um mapa do evento, você tem que pensar no fluxo, onde vai a alimentação, e você disse muito bem, o Fórum, ele tem essa coisa inovadora, e a gente gosta de fazer diferente, a gente gosta de ser diferente, então, somos obcecados por uma jornada maravilhosa, que todo mundo, o patrocinador, o visitante, tem uma experiência maravilhosa física, né, o digital, óbvio, mas o físico. Para mim, um dos grandes, que é muito icônico, é a questão da, por exemplo, alimentação.
O Fórum é um dos poucos, ou eu me arrisco a dizer realmente, aí é desconhecimento meu, eu não conheço um evento que tenha alimentação gratuita para todos os visitantes, staff, e para todo mundo. Então, é o receber bem, acolher bem e receber bem o mercado como um todo."
Feiras do Brasil: E qual vai ser o legado da edição 2025 e 2026, o que vai ter de novo?
Bruno Pati - "Olha, a gente está trabalhando muito forte, a gente gosta de crescimento sustentável, então, assim, do ano passado para cá, uma evolução. Em 2023, eram 220 expositores, 23 mil visitantes. Em 2024, foram 281 expositores e a gente foi para 28 mil visitantes.
Este ano, fomos para 330 expositores. É o que eu falei, vamos ver os números fechados amanhã, mas a gente já tem 37 mil pessoas confirmadas para vir ao evento. Então, vai ter crescimento, a gente vai desenhar... Por exemplo, a rodada de negócios com a Apex Internacional, a gente já tem reunião hoje, amanhã, para falar do ano que vem.
Estamos falando em dobrar o tamanho da rodada, os resultados tão bons que eles tiveram. E aí, a gente vai se propor e a gente vai começar a trabalhar buscando o apoio. Começamos já uma conversa com o município de São Paulo, com o governo do estado, vamos levar isso para o governo federal, porque a gente precisa desses bons exemplos.
O maior evento de e-commerce do mundo é brasileiro. A gente quer que durante essa semana, na última semana de julho, São Paulo seja a capital mundial do e-commerce. Então, esse é o slogan, é nesse rumo que a gente... A gente gosta de desafio, então é para lá que a gente vai."
Veja algumas fotos


https://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum |
|
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
|
|
|