Por: Gustavo Albuquerque
Mantendo a tradição de cobrir feiras de negócios pelo Brasil, em especial, as voltadas ao setor agropecuário, nos deslocamos até Bebedouro (SP), para conferir a tradicional Copercitrus Expo, realizada entre os dias 21 e 25 de julho.
Na feira, conversamos com o CEO da Copercitrus, Matheus Kfouri Marino, organizador do evento.
Na conversa, Matheus fala sobre o evento, inteligência artificial e muito mais.
Confira a entrevista
Feiras do Brasil: Matheus, fale sobre a Copercitrus Expo, feira que é a referência na região e no setor do agro.
Matheus Kfouri Marino - "Copercitrus Expo é um espaço onde todos os fornecedores da nossa cooperativa expõem as suas soluções, com o suporte técnico do nosso time.
Nós trazemos aqui 25 mil produtores para enxergar em uma vitrine a céu aberto todas essas soluções e com o suporte técnico do nosso time, nós conseguimos identificar aquela solução tecnológica que vai entregar resultado para cada perfil de agricultor. E quando eu falo solução tecnológica, eu estou falando aqui de tratores, máquinas, implementos, fertilizantes, defensivos, agricultura digital, drones, imagens de satélite, irrigação, combustível, lubrificante, ou seja, tudo aquilo que o agricultor precisa para conduzir a sua atividade. E há dois anos atrás, nós estartamos a Fincoop Copercitrus, que tem por objetivo desenvolver as atividades fora da porteira da propriedade.
O foco da Copercitrus é suportar o agricultor na atividade agropecuária dentro das propriedades. A Fincoop tem como foco suportar o agricultor na gestão, no negócio, então desde fluxo de caixas, seguros, captação de recursos, sucessão, então nós temos toda uma estrutura que ajuda o cooperado a gerenciar melhor o seu negócio e a sua família e com isso nós geramos um resultado, um impacto muito positivo nesse agricultor."
Feiras do Brasil: Em relação a números, você falou um pouco do público, você já tem uma expectativa de giro financeiro e o impacto que tem na região ou o evento? .
Matheus Kfouri Marino - "O nosso estimativo de faturamento é de 2 bilhões, essa edição, ano passado foi 1,7, hoje está esperando um crescimento significativo.
Aqui é uma feira de negócios, então é diferente de uma feira onde o produtor vem só visitar e conhecer a tecnologia, não, aqui ele vem visitar, conhecer e adquire essa tecnologia com o nosso porte, porque nós negociamos com 160 fornecedores as melhores condições possíveis e também temos todo o sistema financeiro dando suporte para financiar o agricultor na aquisição desses insumos.
Nós estamos falando de 25 mil visitantes direto, isso gera um impacto enorme na cidade, porque fora isso nós temos toda a estrutura de montagem da feira, nós temos toda a estrutura de mídia, nós temos toda a estrutura de refeição, então o impacto na região é gigante, por exemplo, não tem um hotel, não tem um restaurante, está tudo lotado, e a gente gera um impacto em toda a vizinhança, em todas as cidades aqui ao redor, então realmente o impacto econômico, a nossa engenharia é muito boa, nós prezamos muito pela estrutura da feira, por ser uma experiência muito agradável para o agricultor, aqui ele tem estacionamento gratuito, ele tem entrada gratuita, ele tem banheiro, água, café, tudo gratuito e fácil acesso, vários perfis de restaurante, desde um restaurante mais simples, até um restaurante mais sofisticado, então aqui ele encontra tudo o que ele precisa para uma experiência extremamente agradável, e incentivamos muito a participação da família, a gente sabe que o principal desafio hoje do Agro é a sucessão, e quando você traz esposa, filhos, você envolve todos no negócio, nós temos programas de estágio para filhos de cooperados, nós temos um trabalho muito forte de envolver a família nas nossas atividades, e com isso você promove a inclusão e a sucessão, então aqui nós temos espaços pequenos agricultores, espaços mulheres do campo, então nós temos vários espaços para que toda a família se sinta muito dentro de um ambiente aconchegante, familiar e gostoso mesmo, uma boa experiência, fácil, isso é muito importante para que a gente construa uma relação de confiança muito forte entre coopercitos e agricultores."
Feiras do Brasil: A gente sabe atualmente a questão da inteligência artificial, agora tudo o pessoal acha que é inteligência artificial, e o que está sendo discutido aqui dentro do evento em relação a esse tema?
Matheus Kfouri Marino - "Inteligência artificial está em tudo hoje, quando você voa um drone, ou a construção de um plano de voo é com inteligência artificial, quando você opera um trator com piloto automático, ele está usando a inteligência artificial, quando você compra um pulverizador automotrista, é inteligência artificial, quando se constrói as análises de grau de infestação dentro de uma propriedade para entrada para o controle biológico, que é inteligência artificial, ou seja, ela já está em tudo, a nossa área que nós chamamos de campo digital é a área que trabalha com a digitalização do agricultor, todas essas tecnologias, todos os algoritmos, toda a agricultura de precisão, piloto automático, imagem de satélite, vante, construção de projetos de plantio, toda essa área gera um impacto muito positivo no agricultor, muitas vezes até maior do que o uso de um fertilizante defensivo ou de uma semente, porque apesar de gerar um faturamento baixo, é uma área que gera um resultado muito positivo no agricultor, e essa área precisa de profissionais muito competentes, porque o nível de inovação é muito alto, nós temos um lançamento de drone praticamente por mês, nós temos um lançamento de novos satélites na órbita praticamente a cada dois, três meses, então se você não tiver um time muito preparado para entender essas inovações na velocidade necessária e conseguir traduzir isso para o agricultor, porque a tecnologia existe, o grande gap está em traduzir essa tecnologia para o produtor, para isso nós temos mais de 500 profissionais que vão fazendo propriedade por propriedade ensinando o agricultor em como utilizar essas tecnologias, e aí o impacto é extremamente positivo, você pode melhorar em 10%, 15% o resultado do agricultor usando uma agricultura digital, aí tem desde sistemas de colheita, com câminas que já em tempo real sinaliza que está tendo muito desperdício, e já controla o rotor, já controla a velocidade, tem diversos tipos de inteligência, e isso gera um impacto muito positivo na atividade agropecuária."
Feiras do Brasil: É muito impressionante os detalhes do seu evento ... a questão da água, banheiro, café, espaço para a mulher, fraudalho, quantos meses de preparação para um evento desse tamanho, e para 2026 vai vir mais novidade?
Matheus Kfouri Marino - "Sem dúvida nenhuma, esse ano nós estamos com um crescimento médio de 35% de público, isso é ano após ano, esse ano nós aumentamos muito a área de exposição, o ano que vem com certeza nós vamos ter que aumentar, porque no pico, na quarta e quinta-feira, nós atingimos a nossa capacidade máxima aqui, então para o ano que vem, novas áreas serão construídas para ter exposição, e para manter o que a gente preza, que é uma experiência saudável para o produtor.
A gente sabe quando o produtor vai em uma feira, pega uma fila, não consegue entrar, não consegue ir no banheiro, não consegue ter alimentação adequada, ou quando volta, ele volta com raiva, e aqui é uma feira de negócios, a gente precisa fazer negócio para fazer negócio, ele tem que estar em um ambiente agradável, então nós vamos continuar com esse nível de investimento.
Nós temos dois grandes eventos por ano, nós fazemos no comecinho de maio, a Agrishow,com o maior stand na feira, onde nós temos uma mini Agrishow interna, que é realmente pegar isso daqui, que nós temos aqui na Coopercitrus Expo e levar para um stand dentro da Agrishow, isso também demanda para a gente três meses de preparo.
Terminada a Agrishow lá no início de maio, já começamos a preparação aqui para julho, da Copercitrus Expo. Foram também três meses de trabalho, de construção de parcerias.
É muito importante ter parcerias sólidas com fornecedores e sistema financeiro, para suportar e trazer essa experiência agradável para o nosso produtor."
Veja algumas fotos


https://coopercitrusexpo.com.br |
|
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
|
|
|