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Inspiramais Digital tem início com apresentação de novidades para a temporada 2022_II

14/07/2021
Inspiramais Digital tem início com apresentação de novidades para a temporada 2022_II

Em quatro dias de evento online, mais de mil materiais serão lançados no salão

O único salão de soluções em sustentabilidade, tecnologia e moda para confecções, bijuterias, calçados e móveis da América Latina – Inspiramais Digital – começou nesta terça-feira (13) apresentando os principais lançamentos para a temporada 2022_II. Até sexta-feira (16), será possível acompanhar o evento online que conta com palestras de inspirações, rodadas de negócios nacionais e internacionais, exposição de materiais e networking entre os participantes. Nesta edição, a programação conta com uma exposição física e exclusiva na Abicalçados, em Novo Hamburgo, que se estende até quinta-feira (15). O agendamento é feito pelo e-mail mi@assintecal.org.br.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, fez a abertura do evento trazendo a palestra sobre o tema desta edição do evento: Future Proof, que corresponde aos 10% de inovação, de acordo com a metodologia da pirâmide de produtos. “Estamos falando de um momento muito importante, de retomada, que acontece num futuro próximo. Diante disso, fizemos a seguinte pergunta: qual é a chave de transformação para o mercado da moda? A grande resposta é a relevância”, ressalta Rodrigues.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design, relevante é traduzir os sentimentos em forma de materiais e produtos, tornando-os desejados e necessários. “Será preciso injetar uma dose de propósito às nossas marcas”, observa. A primeira narrativa ligada ao tema é Quantum – a menor partícula de qualquer elemento que existe no mundo, que remete à essência das coisas. “Temos a oposição de texturas e acabamentos. O contraste entre liso e texturizado, a combinação de várias texturas no mesmo produto. Também vemos a reciclagem de materiais, de matérias que já existem, e o uso de estampas de rochas e de pedras preciosas”, explica.

Esporte é outra palavra-chave apresentada na pesquisa. “Marcas de luxo e casual estão incorporando matérias perfeitas para performance, prática de esportes, conforto, tecnologia, envolvimento do corpo e interação com o suor”, cita o coordenador. Na palestra, ele mostrou recortes e o dinamismo no uso de cores e formas, além da tecnologia nos solados. Desossar é a expressão utilizada para demonstrar a retirada da estrutura dos materiais para assegurar maciez e fluidez. “Vemos modelagens, inclusive do mobiliário, com fartura de tecidos e couro mais pregueado. Temos volume, mas sem estrutura, vazados e uma aparência mais leve”, acrescenta.

Hipervisual é a segunda narrativa ligada ao tema da temporada 2022_II. A esse conceito está conectado o maximalismo — com a inspiração gráfica, hacker e geeks. “A fonte de inspiração são as séries de TV, a explosão de cores, de movimento, de juventude e energia. São modelagens inovadoras, grafismos, contrastes, efeitos quase holográficos”, revela. Com a pandemia, as fronteiras foram fechadas e, com isso, surgiu a dificuldade de importação de materiais. Essa constatação está ligada à ideia de fortalecimento das tribos. É a isso que está associada a palavra-chave Ancestralidade. Nos materiais, nos acessórios, no mobiliário, designers utilizam referências de matriz africana, traduzindo sentimentos em grafismos, numa linguagem atemporal.

Ao final da apresentação, Rodrigues mostrou a paleta de cores prevista para Future Proof: Scuba Blue, Yellow Iris e Purple Heather, do sistema de identificação de cores Pantone. “Nesta edição, mostramos como as inspirações são traduzidas em materiais a partir do trabalho dos gestores em designs que acompanham o programa Inspiramais”. O público pode ver como Quantum e Hipervisual foram decodificados em materiais. Nesta quarta-feira (14), às 10h, ocorre a palestra sobre o tema Antídoto, que corresponde a 30% da metodologia da pirâmide, quando as informações da pesquisa passam a ser processadas. Na quinta-feira (15), às 10h, está prevista a palestra sobre Free Spirit, os 60%, que correspondem à massificação da inovação.

Com o objetivo de fomentar a inovação e a sustentabilidade, com valor de informação, assertividade e gestão de design, o projeto especial Conexão Criativa e Comercial será apresentado na quinta-feira (15), às 14h. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na sexta-feira (16), às 10h, o público irá acompanhar o preview do tema da edição 2023_I: Corpo. A programação oficial encerra com os artigos produzidos por curtumes que participaram do projeto Preview do Couro. Ainda é possível fazer a inscrição para participar do Inspiramais. Basta acessar o site inspiramaisdigital.com.br.

Programa Inspiramais

O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais Digital, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, ABVTEX, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati.

Para mais informações, entre em contato com Marketing da Assintecal através do telefone (51) 3584-5200 ou pelo e-mail marketing@assintecal.org.br.

www.inspiramais.com.br
 
 


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