Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Casacor São Paulo encerra sua 32ª edição com recorde de público

01/08/2018
Casacor São Paulo encerra sua 32ª edição com recorde de público

A Casacor, maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, chegou ao final da sua 32ª edição com resultados significativos. O projeto recebeu, durante suas 9 semanas de funcionamento, mais de 115 mil visitantes, sendo 92 mil pagantes que conferiram, em 17 mil metros quadrados, os 82 ambientes assinados por 123 profissionais.

Foram contabilizados ainda, mais de 110 eventos dentro da mostra, realizados por patrocinadores, parceiros, arquitetos e cerca de 160 marcas envolvidas no projeto. Foram gerados cerca de 20 mil trabalhos indiretos em todo o decorrer da realização do evento. Os resultados de Casacor São Paulo na imprensa foram expressivos, atendendo a mais de mil jornalistas e influenciadores digitais e gerando mais de 51 milhões em mídia espontânea.

Livia Pedreira, Diretora Superintendente da mostra, confirma o sucesso da edição 2018 e garante que a ações no âmbito da sustentabilidade e da acessibilidade e da inclusão ficaram ainda mais evidentes. "Estamos muito felizes em poder encerrar a edição apresentando números surpreendentes", comenta Lívia.

Sistemas construtivos

Além de trazer o que há de melhor em arquitetura, design de interiores e paisagismo, a mostra apresentou sistemas construtivos inovadores, que primam pela sustentabilidade e que já são realidade no mercado. A Casacor mostra que o morar está mudando, é dinâmico e capaz de se reinventar em projetos de casas e até em banheiros e jardins. É o caso da SysHaus, de Arthur Casas. Em um espaço de 200 m², o projeto mescla tecnologia de ponta, soluções de engenharia sustentável e design urbano. Outros ambientes utilizaram o steel frame, sistema que não utiliza concreto ou tijolos, ou estruturas metálicas, como a Casa do Escritor, de Jóia Bergamo, o Recinto do Bosque, de Gabriel de Lucca, e a Cabana, de Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli, entre outros ambientes.

Sustentabilidade

A Casacor tem cada vez mais como objetivo tornar-se referência em sustentabilidade. A mostra tem tomado uma série de medidas que englobam, entre outras ações, a redução de resíduos e consumo de água, o reaproveitamento de materiais e a eficiência energética. A mostra ainda começou a apresentar métodos sustentáveis, a inovar em projetos paisagísticos, sistemas construtivos e de decoração. Somente durante o período de montagem do evento, 99,5% dos resíduos foram desviados de aterros sanitários ou voltaram para o processo produtivo das indústrias, fortalecendo a Economia Circular. A quantidade de resíduos gerados foi 28% inferior à meta estipulada, o que representa uma redução de 96 kg de resíduos por metro quadrado de ambiente.

A meta de ressignificar até 2mil toneladas de materiais, entre gesso, plásticos, vidro, isopor, entulho e material orgânico, foi atingida. Nos bastidores da mostra, foi criada uma central de triagem e compostagem própria, patrocinada pela Leroy Merlin e com apoio da Coral e Brasilit. O material orgânico, por sua vez, é separado e destinado para a área de compostagem, na qual, até a desmontagem da mostra, espera-se produzir cerda de 7 toneladas de adubo, a ser doado ou utilizado nas áreas do Jockey. Este ano, inclusive, os visitantes puderam levar para casa o adubo produzido pela Casacor.

O grande desafio de Casacor SP para os próximos anos será atuar fortemente para reduzir o volume gerado de resíduos.

Workshops e talks

Esta edição da Casacor São Paulo foi marcada pela realização de vários talks e workshops, ministrados por especialistas em diversas áreas, como arquitetura, decoração, sustentabilidade, gastronomia, entre outros. Nomes como Roberto Ravioli, Juliana Rezende, Rodrigo Einsfeld, Cecília Padilha, José Marton, Waldick Jatobá, trouxeram seu conhecimento em suas áreas de atuação para enriquecer o evento.

Gastronomia

A gastronomia foi um dos pontos fortes da mostra, que trouxe para essa edição parceiros como Dona Deôla, na Boulangerie, e Tartuferia San Paolo, além da estreia do Iulia, que comandou o bar, do Mondo, que ficou à frente do restaurante e da Ofner e Tea Shop no Tea Lab. Todos os estabelecimentos tiveram bastante aceitação do público, ficando com 100% de ocupação nos horários de maior procura.

Prêmio Casa

Em parceria com o jornal O Estado de São Paulo, a Casacor realizou a segunda edição do Prêmio Casa. A premiação escolheu os ambientes que foram destaque da edição de 2018. Foram nove categorias, julgadas pelo seleto júri de especialistas formado por Ruy Othake, Fernanda Feitosa, Helena Montarini, Ricardo Bello Dias, Rodrigo Mindlin Loeb, Clarissa Schneider e Tuca Reinés. Este ano, houve, além de critérios de estética e inovação, a preocupação em enaltecer os profissionais que levaram em consideração novas formas do morar, com respeito ao entorno e sustentabilidade em todo o processo de criação.

Outras edições

Ainda este ano, a Casacor acontece em 13 edições nacionais: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ribeirão Preto, Brasília, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em território internacional a mostra acontece ainda no Peru, Paraguai e Miami, fortalecendo a marca como a maior e melhor mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas.

A data da edição paulista de 2019 será divulgada em breve.

Mais Informações: www.casacor.com

Sobre a Casacor

Pertencente ao Grupo Abril, a Casacor é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).
 
 


Últimas Notícias 
04/08/2021
» Eletrolar Show marca a retomada dos encontros de negócios face-to-face e impulsiona o mercado de eletroeletrônicos
04/08/2021
» Abertas as inscrições para o Festival CIEE da Diversidade
04/08/2021
» YAMI 2021: investir na agregação de valor da produção do campo oferece lucratividade ao produtor e qualidade ao consumidor
04/08/2021
» 14º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais destaca inovações para a mobilidade
04/08/2021
» Em Feirão de veículos, 20% dos carros são negociados durante a retomada das atividades
mais...
  buscar notícias: